Histórico do ENEDS

O ENEDS nasceu em 2004 da iniciativa de estudantes e professores do Núcleo de Solidariedade Técnica – SOLTEC/UFRJ, fundado na Escola Politécnica da UFRJ e atualmente pertencente ao Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social – NIDES/UFRJ.

EEDS

A primeira edição do Encontro de Engenharia e Desenvolvimento Social (EEDS) aconteceu nos dias 13 e 14 de maio de 2004, no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

II ENEDS

A segunda edição, já com o título de Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social (ENEDS), aconteceu também na UFRJ, nos dias 16 e 17 de novembro de 2005. No primeiro dia do evento, foi lançado o livro “Tecnologia e Desenvolvimento Social e Solidário”, baseado nas discussões do primeiro encontro.

III ENEDS

O terceiro encontro, realizado no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro de 2006, teve como foco temático “A Tecnologia na Geração de Trabalho e Renda no Brasil” e contou com grande participação de estudantes, professores, membros de ONGs e lideranças comunitárias.

IV ENEDS

A quarta edição foi realizada nos dias 3 e 4 de setembro de 2007, ainda na Universidade Federal do Rio de Janeiro. O tema desse ano foi “Outra Universidade, outra economia”, e contou com a presença do professor Paul Singer. O encontro debateu a educação superior no Brasil e as várias reformas propostas na época, como a Universidade Nova e o REUNI. O objetivo foi discutir como a universidade poderia contribuir para outra economia, menos individualista, menos exploradora, mais humana, mais social e mais solidária.

V ENEDS

Em 2008, o evento ocorreu pela primeira vez fora da UFRJ, cumprindo assim seu papel de levar a discussão para outras instituições nacionais. O V ENEDS foi realizado nos dias 02 e 03 de setembro na Universidade de São Paulo (USP), com a organização da Poli Cidadã. O tema desse evento foi “Os impactos da Engenharia e os Limites da Sustentabilidade”.

VI ENEDS

Seguindo a trajetória nacional, o VI ENEDS foi realizado nos dias 17 e 18 de setembro de 2009 na Unicamp, organizado pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP da UNICAMP. O VI ENEDS apresentou como questão central de reflexão: “O que a Engenharia tem a ver com Desenvolvimento Social?”.

VII ENEDS

O VII ENEDS foi realizado nos dias 23 e 24 de setembro de 2010, em Teófilo Otoni, no Campus Avançado do Mucuri (UFVJM). A edição foi organizada pela UFVJM, SOLTEC/UFRJ, ITCP/UNICAMP, UFMG e UFRN e como tema principal discutiu “Troca de Saberes entre os Vales e o Brasil”.

VIII ENEDS

A VIII edição do evento ocorreu durante os dias 19, 20 e 21 de setembro de 2011, no município de Ouro Preto – MG e reuniu, em suas palestras e minicursos, centenas de estudantes, professores e pesquisadores. O encontro abordou temas como economia solidária, desenvolvimento social e organização do trabalho. O tema principal foi: “Mais impacto, mais diálogo, mais integração”.

IX ENEDS

Pela primeira vez no Nordeste, O IX ENEDS foi realizado no período de 12 a 14 de setembro de 2012, em Natal/RN, no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como tema principal foi abordado “O Brasil que se quer e os caminhos que se trilham”.

X ENEDS

Em 2013, o ENEDS voltou para onde começou depois de cinco edições rodando o Brasil. O X ENEDS aconteceu entre os dias 10 a 13 de setembro no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CT/UFRJ) e como tema central abordou a “Engenharia para ver com os olhos do outro”. O X ENEDS trouxe discussões acerca de temas como habitação de interesse social e autogestão, saúde e segurança do trabalho na engenharia, o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na radicalização da democracia, entre outros.

XI ENEDS

O ENEDS desembarcou pela primeira vez na região norte. O XI ENEDS, realizado de 24 a 26 de setembro de 2014, em Castanhal – PA, trouxe a sustentabilidade da Amazônia como tema central do evento, objetivando principalmente, em toda a sua programação, um novo jeito de pensar a tecnologia, de forma a contribuir com a construção da sustentabilidade.

XII ENEDS

No ano de 2015, o XII ENEDS ocorreu em Salvador, na Bahia. Teve como temática central a não neutralidade da ciência e da tecnologia, representada na seguinte frase-tema: “Por trás de cada tecnologia, há sempre uma ideologia”. A partir da concepção de que não existe neutralidade na tecnologia, o evento discutiu os valores que são incorporados no atual modelo de desenvolvimento tecnológico e as necessárias transformações no tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão) para a formação de engenheiros e engenheiras que desenvolvam tecnologias que incorporem outros valores, fundados na solidariedade, na ecologia e no desenvolvimento social justo e igualitário.

XIII ENEDS

O XIII ENEDS foi o primeiro realizado na região Sul. O evento ocorreu em Florianópolis, entre os dias 16 e 19 de agosto de 2016. Com o tema “Quem faz a tecnologia?”, e com quase 1500 inscritos, os participantes puderam participar de discussões instigadas por mesas sobre o modelo energético brasileiro, opressões na engenharia, tecnologias da informação e comunicação e desenvolvimento (in)sustentável. Além disso, o evento contou com duas intervenções marcantes, preparadas partir de rodas de conversas de mulheres e de pretos e pretas, sobre machismo e racismo.

XIV ENEDS

Em 2017, o ENEDS voltou para uma cidade menor, para resgatar debates sobre a luta no campo e nas áreas rurais, como já tinha acontecido em 2010 e 2014. O evento teve sua abertura com a fala de uma mulher militante do MST, negra, agrônoma, sobre os coletivos produtivos de mulheres sem terra, empoderamento e autonomia das mulheres do campo. O evento também contou com a participação de estudantes e professores de nossos países vizinhos, como Argentina, Uruguai, Chile e Colômbia, que um pouco antes tinham organizado o Foro de Ingeniería y Desarrollo Social.