Organização

Nossa forma de organização atual se faz em duas instâncias fundamentais: as Comissões Locais (CL) de organização do evento e a Comissão Nacional (CN) de organização do evento.

A CN é composta por todas as pessoas que já organizaram alguma edição do evento (regional ou nacional) e que se dispuseram a continuar na organização. Atualmente a CN é representada pela Rede de Engenharia Popular Oswaldo Sevá (REPOS). A CL é composta, principalmente, por estudantes e professores da universidade que sediará o evento naquele ano. No entanto, é comum outras pessoas de universidades (ou relações) próximas também participarem da comissão local. As CL são formadas a cada ano, logo após a realização do ENEDS.

A CL é a instância executiva de organização do evento. É ela que produz o evento e, por isso, tem autonomia para decidir sobre seus rumos naquela edição. A CL deve priorizar a participação de estudantes, podendo ter também a participação de professores(as) e funcionários(as), de maneira horizontal e autogerida.

A CN é uma instância consultiva, que participa da organização dos eventos normalmente à distância, e que se coloca à disposição das CLs para contribuir como for possível e necessário. A CN acumula um histórico de organização dos EREDS e ENEDS que se constitui num patrimônio valioso para a continuidade dessa história. Por isso, é fundamental que ela seja ouvida e considerada no processo de organização dos eventos.

Lista de organizações e pessoas

Diretrizes de organização de um ENEDS/EREDS