O DIREITO A UNIVERSIDADE PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE!

É com este tema central que a décima quinta edição do Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social (ENEDS) busca discutir em três dias de evento o papel social da engenharia e ciências exatas diante da autonomia universitária. O encontro que tem previsão de acontecimento entre os dias 12 a 14 de novembro, será sediado pelo campus II da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), localizado na cidade de Alagoinhas, a 126km da capital baiana.

O evento se propõe a pautar a engenharia e a formação dos estudantes através de uma ampla discussão sobre o papel da engenharia no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária, buscando evidenciar a relação da engenharia, em todas as suas áreas de atuação, com o desenvolvimento social, fazendo conexões entre universidade, movimentos sociais e poder público.

Desde o impeachment da ex presidenta Dilma Rousseff, cortes em áreas básicas, como a educação, tem sido cada vez mais intenso e frequente, e projetos como “Escola sem Partido” e intervenções no direito de ministrar disciplinas nas universidades sobre o golpe de 2016, por exemplo, ameaça o direito a autonomia universitária.

Eis que surge o tema do XV ENEDS que sugere pautar uma discussão acerca de como construir uma engenharia e como formar engenheiros populares diante deste cenário. Aguardamos todas e todos para culminar mais um encontro rico de conhecimento e esperança!

E não esqueçamos: VAI AVANÇAR A REDE DE ENGENHARIA POPULAR!

Comissão Organizadora XV ENEDS